Quando o aluno começa a realizar o TCC?
O
TCC é realizado no último ano do curso, em duas etapas:
No
5° semestre: elaboração do projeto de pesquisa (como exigência da disciplina
"Seminários de Pesquisa I); No 6° semestre: desenvolvimento da pesquisa -
bibliográfica ou de campo - e redação final do trabalho (como exigência da
disciplina "Seminários de Pesquisa II). Obs: O TCC é um dos resultados
acadêmicos desenvolvidos no eixo curricular de "prática e pesquisa em
educação", cujos fundamentos iniciais são trabalhados na disciplina de
Metodologia Científica.
Por que a apresentação do TCC é uma atividade
acadêmica pública ?
De
acordo com o Projeto Pedagógico do Curso, a apresentação do TCC ocorre em
sessão pública, isto é, aberta a alunos, professores e demais interessados, por
diferentes razões.
A primeira, porque deve obedecer ao princípio de
transparência, ou seja, seus critérios de avaliação de qualidade devem ser
conhecidos e apreciados pelo corpo discente e docente. A segunda razão é que o
TCC não é apenas uma atividade acadêmica dos seus autores, mas de todos os
demais alunos da Pedagogia, cuja participação é computada como A.A.C.C.
Finalmente, porque o momento de apresentação dos TCC significa a culminância do
trabalho desenvolvido por todo o corpo docente - e não de uma única disciplina
- ao longo do processo de formação dos concluintes do curso de Pedagogia.
Informações úteis para a realização do TCC
Passos para o Desenvolvimento do Projeto de
Pesquisa
1)
Escolha do tema: o tema escolhido deverá ser pertinente a uma das três linhas
de pesquisa abaixo relacionadas, relativas aos eixos curriculares do curso de
Pedagogia, a saber:- aspectos teóricos do trabalho pedagógico: relativa à área
de Fundamentos da Educação; - prática docente e processo ensino-aprendizagem:
relativa à área de Formação para - Docência; - gestão educacional e do trabalho
pedagógico: ligada à área de gestão do trabalho pedagógico. 2) Justificativa:
tendo em vista sua relevância científica, educacional e social. O trabalho
deverá apresentar alguma contribuição para o esclarecimento ou enriquecimento
de informações sobre o assunto tratado. 3) Delimitação do problema: definição
clara do problema a ser pesquisado, seu objeto, abrangência e profundidade.
4)
Objetivos da pesquisa: explicitação dos aspectos a serem
investigados/analisados na pesquisa, bem como sua finalidade em termos de
contribuição técnica, científica e social.5) Metodologia: descrição e
fundamentação dos métodos e técnicas que serão utilizados a fim de atingir os
objetivos propostos; também deverá ser descrito o plano para o desenvolvimento
da pesquisa, bem como os recursos – materiais e humanos - indispensáveis à
execução do trabalho.6) Bibliografia Básica: elaboração de uma lista
bibliográfica que contenha obras referentes aos pressupostos teóricos do tema
(livros, revistas científicas, periódicos, etc...). As fontes bibliográficas
devem permitir o posicionamento claro do objeto de pesquisa a partir do ponto
de vista dos autores consultados, mostrando as últimas informações disponíveis
a seu respeito. Esta bibliografia deve ser apresentada de acordo com as normas
técnicas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.7) Documentação
Bibliográfica: identificação das obras de referência e as de caráter
específico. O aluno deverá fazer o fichamento bibliográfico sob a forma de
resumo, extraindo do texto apenas as idéias principais e relacionadas ao tema,
de todas as obras apresentadas como referências bibliográficas.
Estrutura de Apresentação do TCC
Introdução:
a introdução não deve parafrasear ou repetir o resumo. Caracteriza-se, o
problema de pesquisa e o seu objeto; detalham-se os objetivos do trabalho e as
hipóteses iniciais. Em seguida, devem ser expostas as justificativas e razões
para elaboração do trabalho, dando ênfase à relevância do tema proposto.
Referencial
teórico e metodológico: neste item são mostradas e comentadas as referências
bibliográficas que oferecem a sustentação conceitual/operacional do tema. Não
se trata de um rol de citações. O autor (aluno) deve construir uma moldura
conceitual do tema, fazendo a ligação entre a bibliografia pesquisada e o
problema que está sendo estudado. Após caracterizar o objeto e sujeitos de
pesquisa, deve-se descrever e justificar a abordagem metodológica da pesquisa,
assim como as técnicas e instrumentos a serem utilizados. É importante também
descrever a abordagem de análise dos dados . No caso de pesquisa quantitativa,
as técnicas estatísticas; no caso de pesquisa qualitativa, as técnicas
qualitativas.
Desenvolvimento:
apresentação e apreciação dos dados da pesquisa propriamente dita,
estabelecendo relações nítidas entre o objeto do trabalho e o referencial
teórico utilizado para análise dos dados.
Análise
dos resultados: Ressaltar as evidências que esclareçam cada questão levantada
através de análise quantitativa e/ou qualitativa das informações e dados
obtidos. Em face dos dados levantados, testar as hipóteses formuladas.
Evidenciar os resultados em atenção aos objetivos propostos. Com apoio do
referencial teórico consultado, dar significado aos resultados obtidos.
Considerações
Finais: após retomar, sinteticamente, o problema e os aspectos analisados no
desenvolvimento do trabalho, ressaltar as possíveis conclusões/considerações
possibilitadas pelo processo de investigação. Recomendar, sempre que possível,
práticas para implementação (intervenção) a partir dos resultados conseguidos.
Caso conveniente, sugerir pesquisas adicionais.
Bibliografia:
trata-se de parte essencial do trabalho. Não devem ser referenciadas fontes
bibliográficas que não foram citadas no texto. Caso haja conveniência de
referenciar material bibliográfico sem alusão no texto, isto deve ser feito em
sequência à bibliografia, sob o título "Bibliografia Recomendada". As
referências bibliográficas devem seguir as normas da ABNT .
Critérios de Avaliação do TCC
O
TCC deverá ser entregue na 15ª semana do 6º semestre letivo, em três vias
encadernadas em espiral e uma cópia em disquete. O aluno que não entregar o TCC
em tempo hábil, terá nota final zero, sendo reprovado. Isto o impedirá de colar
grau no curso; A banca examinadora, composta por dois professores, fará a
avaliação do trabalho, juntamente com o professor orientador, nas exposições
previamente marcadas para as 17ª e 18ª semanas do 6º semestre letivo. Serão
eliminados os alunos que faltarem à apresentação sem justificativa legal por
escrito. As notas atribuídas são individuais e terão valor de zero a dez ,
somadas e divididas pelo número de julgadores. A nota final do TCC resultará na
média composta pelas notas de apresentação oral e escrita. Será considerado
aprovado o aluno que obtiver a média final 7 (sete).
Na
avaliação do TCC serão levados em consideração os seguintes aspectos:
O
caráter científico do trabalho;
A
apresentação sistematizada do trabalho final de acordo com as normas indicadas;
A
clareza da exposição e coerência argumentativa do aluno;
A
consistência dos dados e da fundamentação teórica e do trabalho;
Respeito
ao tempo de apresentação.
Obs.:
Os trabalhos honrados com mérito poderão ser publicados pela Instituição, se
autorizados pelo autor (aluno) e pelo professor orientador.
Fonte: www.smarcos.br