Finalidade de um Artigo Científico
Comunicar os resultados de pesquisas, idéias e debates de uma maneira clara, concisa e fidedigna. Servir de medida da produtividade (qualitativa e quantitativa) individual dos autores e das instituições a qual servem. Servir de medida nas decisões referentes a contratação, promoção e estabilidade no emprego. É um bom veículo para clarificar e depurar suas idéias. Um artigo reflete a análise de um dado assunto, num certo período de tempo. Serve de meio de comunicação e de intercâmbio de idéias entre cientistas da sua área de atuação. Levar os resultados do teste de uma hipótese, provar uma teoria (tese, trabalho científico). Registrar, transmitir algumas observações originais. Servir para rever o estado de um dado campo de pesquisa.
O ARTIGO DEVE SER ORGANIZADO E ESQUEMATIZADO OBSERVANDO AS SEGUINTES RECOMENDAÇÕES:
Margens
Superior
3cm
Inferior
2cm
Esquerda
3cm
Direita 2cm
Espacejamento: entre linhas e
entre parágrafos é 1,5
Parágrafos: justificados
Numeração de páginas: no canto
superior direito iniciando na introdução do trabalho
Estruturas de parágrafos: iniciar
sempre o parágrafo com uma tabulação para indicar o início (apor um recuo no
começo do parágrafo).
Tamanho
da fonte
No título
do artigo (em letras maiúsculas) = 12
No nome do(s) autor(es) = 10;
Na titulação (nota de rodapé)
10;
No resumo
= 10;
Nas palavras-chave = 12;
Na redação do texto
(introdução, desenvolvimento e conclusão) = 12;
Nas citações longas = 10
Nas referências = 12.
Citação
Destacar a fonte em negrito
itálico, quando citação breve de até três linhas no mesmo parágrafo;
Utilizar
um recuo maior do parágrafo, quando citação longa, com tamanho da fonte 10,
aplicar espaço simples no parágrafo (não é necessário negrito nem itálico) no
parágrafo;
Atentar
para NBR 10520/2002;
Apor o sobrenome do autor, ano
da publicação da obra e número da página.
Título do Artigo (Modelo de
estrutura)
(APOR O NOME DO TEMA ABORDADO;
CENTRALIZADO EM LETRAS MAIÚSCULAS; TAMANHO DA FONTE 12)
Apor dois espaços 1,5
Resumo: elaborar um resumo para
convidar o leitor para a leitura do artigo, um parágrafo estruturado de cinco a
dez linhas, sobre o tema indicando os objetivos do estudo desenvolvido com
espaço entre linha simples; tamanho da fonte 10; com parágrafo justificado.
Apor dois espaços 1,5
Palavras-chave: escolher entre três e
cinco palavras importantes sobre o tema que foi desenvolvido, e apor como
palavras-chave do artigo (fonte 12; espaço entre linhas 1,5; parágrafo
justificado).
Apor dois espaços 1,5
Iniciar a redação sobre o tema com estruturação
de parágrafos, introdução, desenvolvimento e conclusão de forma clara e
ortograficamente correta. (tamanho da fonte 12; espaço entre linhas 1,5;
parágrafos justificado).
Apor dois espaços 1,5
Iniciar em ordem alfabética as
Referências, conforme modelo e adaptação da NBR 6023/2002.
O artigo é uma pequena parcela de um
saber maior, cuja finalidade, de um modo geral, é tornar pública parte de um
trabalho de pesquisa que se está realizando. São pequenos estudos, porém
completos, que tratam de uma questão verdadeiramente científica, mas que não se
constituem em matéria para um livro.
Estrutura do
Artigo
1.
PRELIMINARES
Cabeçalho – Título (subtítulo) do
trabalho
Autor(es)
Crédito dos autores (formação, outras
publicações)
2. RESUMO DO
TEXTO
3. PALAVRAS-CHAVE
4. CORPO DO
ARTIGO
Introdução – apresentação
do assunto, objetivos, metodologia
Corpo do Artigo –
texto, exposição, explicação e demonstração do material; avaliação dos
resultados
Conclusões e comentários – dedução
lógica
5. PARTE
REFERENCIAL
Referências bibliográficas Apêndices
ou anexos
Referências:
D’ONOFRIO, Salvatore. Metodologia do
trabalho intelectual. 2a.ed. São Paulo: Atlas, 2000. LAKATOS, Eva Maria;
MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 4a. ed. São
Paulo: Atlas, 2001 SANTOS, Antônio Raimundo dos. Metodologia científica: a
construção do conhecimento. 4a.. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001
ARTIGOS DE
PERIÓDICO
Artigos de periódico são trabalhos
técnico-científicos, escritos por um ou mais autores, com a finalidade de
divulgar a síntese analítica de estudos e resultados de pesquisas. Formam a
seção principal em periódicos especializados e devem seguir as normas
editoriais do periódico a que se destinam.
Os artigos podem ser de dois tipos:
a) originais,
quando apresentam abordagens ou assuntos inéditos;
b) de revisão, quando abordam,
analisam ou resumem informações já publicadas.
ESTRUTURA
A estrutura de um artigo de periódico
é composta de elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos
pós-textuais.
1. ELEMENTOS
PRÉ-TEXTUAIS
1.1
Cabeçalho
O cabeçalho é composto de:
a) título do artigo, que deve ser
centralizado e em negrito;
b) nome do(s)
autor(es), com alinhamento à direita;
c) breve currículo do(s)
autor(es), a critério do editor, que pode aparecer no cabeçalho ou em nota de
rodapé.
1.2
Agradecimentos
Agradecimentos são menções que o
autor faz a pessoas ou instituições das quais eventualmente recebeu apoio e que
concorreram de maneira relevante para o desenvolvimento do trabalho. Os
agradecimentos aparecem em nota de rodapé na primeira página do artigo ou no
final deste.
1.3 Resumo
Resumo é a apresentação concisa do
texto, destacando seus aspectos de maior relevância.
Na elaboração do resumo, deve-se:
a) apresentar
o resumo precedendo o texto, e escrito na mesma língua deste;
b) incluir obrigatoriamente um
resumo em potuguês, no caso de artigos em língua estrangeira publicados em
periódicos brasileiros;
c) redigir em
um único parágrafo, em entrelinhamento menor, sem recuo de parágrafo;
d) redigir com frases completas e
não com seqüência de títulos;
e) empregar
termos geralmente aceitos e não apenas os de uso particular;
f) expressar
na primeira frase do resumo o assunto tratado, situando-o no tempo e no espaço,
caso o título do artigo não seja suficientemente explícito;
g) dar preferência ao uso da
terceira pessoa do singular;
h) evitar o
uso de citações bibliográficas;
i) ressaltar
os objetivos, os métodos, os resultados e as conclusões do trabalho;
l) elaborar o
resumo com, no máximo, 250 palavras.
O resumo é denominado abstract, em
inglês, resumen, em espanhol, résumé, em francês, riassunto, em italiano e
Zusammenfassung em alemão. Não deve ser confundido com o sumário.
MODELO DE
PRIMEIRA PÁGINA DE ARTIGO (EXEMPLO)
QUALIDADE NA SEGURANÇA DO ACERVO NA
BIBLIOTECA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ – ESTUDO
DE CASO
Angela Pereira de Farias Mengatto1
Eliane Maria Stroparo1
Eutália Cristina do Nascimento
Moreto1
Luzia Glinski2
Sílvia Dambroski Marcon2
Tania de Barros Bággio1
RESUMO
Demonstra a experiência de
implantação do Sistema de Segurança “3M Tatte-Tape” na Biblioteca de Ciência e
Tecnologia da Universidade Federal do Paraná. Através da metodologia aplicada
constatou-se que houve redução significativa da perda de livros e nos custos,
sendo necessário, porém, a adoção de outras medidas, para que se possa
estabelecer um nível satisfatório no item “Qualidade na Segurança do Acervo”.
Palavras-chave: Livros – Furto;
Bibliotecas – Furto de livros, Bibliotecas – Medidas de segurança.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho propõe-se a relatar a
experiência de implantação de um sistema de segurança na Biblioteca de Ciência
e Tecnologia (BCT), integrante do Sistema de Bibliotecas da Universidade
Federal do Paraná (UFPR). Instalada em 1965, a biblioteca atende atualmente a
treze cursos de graduação e onze de pós-graduação, possuindo um acervo de
49.216 volumes de livros e 3.636 títulos de periódicos e multimeios.
Bibliotecária do Sistema de
Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná – UFPR.
f. 2000, Curitiba, v.1, n.1, p.12-27. jan./jun. 1999
fonte: http://www.paratexto.com.br
1.4
Palavras-chave
Descritores (ou palavras-chave) são
termos ou frases representativas dos assuntos tratados no artigo, apresentados
em uma relação de até sete palavras, e que aparecem obrigatoriamente depois do
resumo, precedidos da expressão Palavras-chave.
Recomenda-se a consulta a tesaur de
áreas específicas.
2. ELEMENTOS
TEXTUAIS
São os elementos que compõem o texto
do artigo. Dividem-se em introdução, desenvolvimento e conclusão.
2.1
Introdução
A introdução expõe o tema do artigo,
relaciona-o com a literatura consultada, apresenta os objetivos e a finalidade
do trabalho. Trata-se do elemento explicativo do autor para o leitor.
2.2
Desenvolvimento ou Corpo
O desenvolvimento ou corpo, como
parte principal e mais extensa do artigo, visa a expor as principais idéias. É,
em essência, a fundamentação lógica do trabalho.
Dependendo do assunto tratado, existe
a necessidade de se subdividir o desenvolvimento nas etapas que seguem.
2.2.1
Metodologia
Metodologia é a descrição precisa dos
métodos, materiais, técnicas e equipamentos utilizados. Deve permitir a
repetição do experimento ou estudo com a mesma exatidão por outros
pesquisadores.
2.2.2
Resultados
Resultados são a apresentação dos
dados encontrados na parte experimental. Podem ser ilustrados com quadros,
tabelas, fotografias, entre outros recursos.
2.2.3
Discussão
Restringe-se aos resultados do
trabalho e ao confronto com dados encontrados na literatura.
2.3
Conclusão
A conclusão destaca os resultados
obtidos na pesquisa ou estudo. Deve ser breve, podendo incluir recomendações ou
sugestões para outras pesquisas na área.
3. ELEMENTOS
DE APOIO AO TEXTO
3.1 Citações
Citação é a menção no texto de
informação extraída de outra fonte para esclarecer, ilustrar ou sustentar o
assunto apresentado.
Devem ser evitadas citações
referentes a assuntos amplamente divulgados, rotineiros ou de domínio público,
bem como aqueles provenientes de publicações de natureza didática, que
reproduzem de forma resumida os documentos originais, tais como apostilas e
anotações de aula.
As citações são diretas (transcrição
literal de um texto ou parte dele) ou indiretas (redigidas pelo autor do
trabalho com base em idéias de outros autores) e podem ser obtidas de
documentos ou de canais informacionais (palestras, debates, conferências,
entrevistas, entre outros). As fontes de que foram extraídas as citações são
indicadas no texto pelo sistema da ABNT.
3.2 Notas de
Rodapé
Notas de rodapé são indicações
bibliográficas, observações ou aditamentos ao texto feitos pelo autor, tradutor
ou editor.
Fonte: paginas.terra.com.br